Ao saber das declarações do ministro Onyx Lonrezoni, homem forte do governo do presidente Bolsonaro, fiquei estarrecido. Não pela maneira como se referiu ao ensino público superior, e sim à sua desinformação acerca da instituição que há 50 anos, tem dado para nosso estado a formação das mentes pensantes, empreendedoras, desenvolvimentistas e protetoras da sergipanidade.
A única universidade pública de nosso estado tem em seu bojo a história contemporânea de nosso estado, sendo nós o futuro projetado pelos acadêmicos e catedráticos do passado, que viram um Sergipe melhor, mais humano, desenvolvido, rico e produtivo, ao trabalharem para formar cidadãos com capacidade para guiar os destinos de nosso estado, além de trabalhar os avanços da tecnologia e inovação, por meio da pesquisa em todas as áreas. Sergipe merece ser respeitado, tal como a UFS, que é a grande mãe das universidades sergipanas, sendo nossa primeira e ainda maior formadora de brilhantes pensadores que trabalham com o objetivo de fazer nosso estado crescer.
Nosso estado se tornou um polo do ensino superior o Brasil, temos mais de 20 instituições de ensino superior, entre universidades e faculdades, mas todas vieram no bojo da Alma Mater dos sergipanos. Os resultados estão latentes e são claros ao termos mais de 75 mil sergipanos estudando seu curso superior, sendo na UFS, em outras tantas instituições, e em nosso grande orgulho, a UNIT, entidade que cresce e avança por quatro estados, sendo uma das maiores universidades do Brasil. Temos essa grande força, sem dúvida, devido à atuação da UFS em formar e garantir o ensino de melhor qualidade, formando mestres e doutores que perpetuam o conhecimento, dando ao sergipano cada vez mais ufanismo por ser de Sergipe. No momento em que estamos defendendo o produto local, devemos defender as instituições que têm um real papel transformador na vida do nosso estado, a UFS “É de Sergipe” e sempre será prioridade. Somos o presente e a UFS foi, é, e sempre será, o futuro.
Breno França – Presidente do Sincadise